Las olas de allá!!!

Nesta publicação segue um pequeno relato sobre os mares que pegamos durante nossa breve viagem ao Uruguai. Na próxima, nada de ondas, apenas informações turísticas a respeito dos lugares, cultura e “otras cositas más”. Beleza? Então dale!
Bueno, por supuesto, sim!!! Encontramos ótimas ondas no Uruguai!


Desta vez nenhuma ondulação massiva, nada gigante, nada extraordinário. Porém, ondas consistentes, fundos de pedras e bancadas de areia bem formadas.


O país está com maior parte da sua costa voltada para o sudeste e sul geográficos. Mas, há cabos e pontas (puntas) de terra onde as praias em torno podem ter sua face para o leste, nordeste e norte. Com tempo e grana para gasolina é possível encontrar alguma onda interessante em algum pico.


Um ponto a destacar é a ótima qualidade das estradas locais. Acessíveis, tranquilas, bem sinalizadas e em bom estado. As estradas de chão batido que andamos foram “de boa” para transitar.
Começamos nossa busca no limite entre o oceano Atlântico e o Mar del Plata, em Punta del Este, onde La Plage (beachbreak) e La Gorgorita (fundo misto de pedras e areia junto à La Barra de Maldonado) quebraram muito divertidas. As fotos destas seções foram publicadas anteriormente.
Depois partimos para La Pedrera e La Paloma só que a ondulação que quebrou era desfavorável, assim como o vento. Havíamos visto no caminho uma onda muito interessante na saída da Lagoa de José Ignácio. Acabamos retornando para, finalmente, termos a melhor seção de ondas desta pequena “trip”.


Abaixo seguem algumas poucas, mas importantes, dicas gerais para uma viagem ao Uruguai.
- A água é MUITO fria, ao menos nesta época do ano. Leve, se possível, uma roupa de borracha 4,3mm. Gorros, luvas, botas e meias de neoprene podem fazer sua “queda” durar um pouco mais.
- Encontramos surfistas locais bastante amistosos.
- Aparentemente há diversas outras ótimas opções de ondas em todos os lugares que fomos. Muitos fundos de pedra espalhados.
- Pranchas de bodyboard maleáveis para os fundos de pedra e duras para os fundos de areia.
- Muito legal a grande quantidade de pessoas pegando onda de bodyboard! Crianças, jovens e adultos, principalmente na região de Punta del Este.

Hasta pronto!!!


Fotos: Natália Tedy.